segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Porque Lula foi condenado. Artigo de Jasson de Oliveira Andrade


A culpa pela condenação de Lula foram as pesquisas eleitorais. Em todas, ele está em primeiro lugar com o dobro dos votos do segundo colocado: Bossonaro. Melhor ainda: Lula tem mais votos do que todos os outros candidatos juntos. Por essas pesquisas, ele é imbatível!

Em vista, dessa situação Lula teria que ser mesmo condenado. Com a condenação, ele poderá se tornar inelegível. As acusações contra Lula são frágeis, como mostrei em artigo quando Moro o condenou. No texto, sob o título “A condenação de Lula”, escrevi: “Desconheço as cinco denúncias contra Lula. Uma coisa constatei: Essa do tríplex é fraca. O ex-presidente provou que o tríplex do Guarujá não era dele, mesmo assim foi condenado a 9 anos e 6 meses pelo juiz Sérgio Moro. Condenação que foi elogiada por uns e criticada por outros. É o que vamos ver. (...) Em primeiro lugar, a própria sentença do juiz Moro reconhece, como revela o ESTADÃO, que não houve posse do tríplex por Lula. Ou seja: ele realmente não é o dono. Apesar disto, segundo a sentença, Lula é culpado! Moro diz que o condenou baseado em testemunhas que dizem que o tríplex é dele e também nos documentos apreendidos. PROVA DA PROPRIEDADE NÃO EXISTE...” Adiante acrescentei: “O ex-deputado e ex-ministro Aldo Rebelo, em entrevista à BBC Brasil, disse: “(A sentença) É um decisão política (sic), é para retirar Lula da vida pública, da disputa política. (...) Todo mundo sabe que Lula não é o dono do apartamento. Está sendo condenado por uma coisa que não é dele. Isso de certa forma define a sentença como uma sentença DE CARÁTER POLÍTICO”. Concordo: é uma condenação política e não jurídica.

A decisão do Tribunal, em 24 de janeiro, de aumentar a pena de Lula de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês foi surpreendente, mas tem um motivo: inviabilizar a candidatura dele! Segundo o ESTADÃO, como a 8ª Turma foi unânime (sic) na definição da pena, a margem para apelações ficou mais restrita”. Para mim, estava tudo combinado. Houve carta marcada, justamente para dificultar a defesa de Lula na apelação. Era e é para dificultar sua candidatura à Presidência, que se tornou dificílima, quase impossível. A trama deu certo. É o que penso!

Ainda teremos uma batalha jurídica. No entanto, provavelmente perdida por Lula. Entretanto, quem pensa que ele morreu politicamente está equivocado. Lula ainda terá, por muitos anos, uma liderança política. Muito mais do que FHC, hoje com quase noventa anos, mas que ainda opina sobre a política nacional.

JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu

.

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe