sábado, 2 de dezembro de 2017

Desabafo de Mara Gabrilli (PSDB-SP): “Aécio me fez de boba” - Artigo de Jasson de Oliveira Andrade

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) é cadeirante (paraplégica). Ela concedeu uma entrevista à jornalista Marcela Mattos (revista VEJA, 29/11) e desabafou: ”Estou Envergonhada”. A revista revela: “Aos 50 anos, Mara Gabrilli cumpre seu segundo mandato de deputada federal. Eleita com 155.000 votos, ela diz viver sua maior desilusão com o PSDB, partido ao qual pertence desde 2003, sobretudo depois que vieram à tona as denúncias contra o tucano Aécio Neves. “Talvez eu tenha sido ingênua em relação ao Aécio”, admite”.

A VEJA perguntou: “A senhora sempre foi crítica à corrupção no PT. O que acha dos últimos episódios envolvendo o PSDB?” Mara respondeu: “Fiquei bem desiludida desde que veio à tona a história do Aécio Neves. Logo na sequência, encontrei um cadeirante na entrada da Câmara, começamos a conversar e, a certa altura, ele me perguntou qual era meu partido. Foi a primeira vez que não senti orgulho de dizer que era o PSDB. Talvez tenha sido ingênua, principalmente em relação ao Aécio” VEJA perguntou: “Por que?” . A deputada respondeu: “Em 2015, procurei o senador para fazer uma denúncia. Tinha a ver com pagamento de propina, pacotes de dinheiro. Fiquei duas horas falando sobre o envolvimento de pessoas do PSDB com criminosos. (...) Ele disse que não conhecia ninguém, que infelizmente nem todos no PSDB eram honestos com nós dois (sic). Ele me fez de boba”. Depois a revista perguntou: “A senhora ficou surpresa ao tomar conhecimento do diálogo em que o senador Aécio Neves pede dinheiro ao empresário Joesley Batista?”. Mara: “Fiquei com vergonha. Depois dessa história de 2015, comecei a ficar meio cabreira com ele. Mas há outras coisas que aconteceram em Minas Gerais. Marcos Valério, o operador do mensalão [tucano], em uma das visitas que fiz a ele na cadeia, me contou de pessoas que, em nome do PSDB, ofereceram dinheiro para que ele se calasse e não revelasse a corrupção no partido no acordo de delação que está tentando fazer. Para mim, isso foi o estopim. Eu sempre disse que o PT matava [referindo-se ao caso de Celso Daniel). Agora, no entanto, não duvido de nada de nenhum partido, inclusive do meu”. Este é o desabafo da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP). Coisa rara entre os políticos!

MDB ou ARENA? – O PMDB, neste mês de dezembro, em convenção pretende tirar o “P”, transformando-se em MDB. A pergunta que se faz é: MDB ou ARENA? Bernardo Mello Franco, no artigo “O MDB virou Arena”, publicado na FOLHA, responde essa pergunta. O que se vai ler a seguir é a opinião do jornalista.

“A comissão de ética do PMDB expulsou a senadora Kátia Abreu. É uma notícia surpreendente. A esta altura do campeonato, ninguém seria capaz de imaginar uma comissão de ética no PMDB. (...) O partido acusa a ruralista de indisciplina por suas críticas ao governo Temer. Ela diz que foi banida porque não compactuou com as práticas do grupo que está no poder. “Lutei pela democracia no partido, mas os corruptos (sic) venceram”, disse. (...) “A mesma comissão de ética não ousou abrir processo contra membros do partido presos por corrupção (sic) e crimes contra o país”, acrescentou. Não é preciso simpatizar com Kátia para reconhecer que ela tem razão. (...) Há muito tempo, o PMDB se esforça para bater seus próprios recordes em modalidades previstas no Código Penal. No ano passado, a Lava Jato começou a recolher alguns campeões. A operação prendeu caciques como Eduardo Cunha, Geddel Viera Lima, Henrique Eduardo Alves e Sérgio Cabral.” Bernardo termina assim o seu texto: “No mês que vem [dezembro], a sigla fará uma convenção nacional para mudar de embalagem. Vai aposentar o P e voltar a se chamar MDB, como nos tempos em que fazia oposição à ditadura militar. Talvez fosse mais honesto adotar o nome da Arena, que proibia qualquer contestação ao regime”.

O PMDB deve mudar o nome para MDB ou ARENA? Pelo visto, o nome certo deveria ser ARENA!

JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu

.

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe