Monitor5_728x90

domingo, 20 de novembro de 2016

Resultado da eleição nos EUA é um alívio para a humanidade


O piloto sumiu

por FERNANDO ROSA, Blog SENHOR X

O resultado da eleição norte-americana é um alívio para a humanidade, ao contrário das teses de quem insiste em ver árvores e não olhar para a floresta. A vitória de Trump foi, antes de mais nada, é bom repetir, a derrota da globalização que submete os povos, inclusive dos EUA, à superexploração econômica em favor de menos 1% da população do planeta. Mais do que isso, colocou em cheque as relações internacionais estabelecidas, incluindo estratégias geopolíticas e militares e acordos de comércio.

No caso do Brasil, de forma especial, com a derrota de Hillary Clinton os golpistas perderam o único apoio expressivo externo que detinham, e seu principal amparo institucional. Pior ainda, a inteligência externa do golpe está fragilizada e cada vez mais exposta, com menos poder de fogo para suportar as operações golpistas no país. O resultado da confusão já é perceptível nesses poucos dias pós-eleição, com histeria, guerras internas e descontrole nas hostes do consórcio golpista.

A ultrapassada e derrotada política neoliberal que os golpistas insistem em aplicar no Brasil acumula desastres econômicos e infâmias sociais em todas as regiões do mundo. Em 2015, 4,6 milhões de jovens entre os 15 e 24 anos estavam desempregados na Europa, segundo relatório da Fundação Bertelsmann, enquanto cerca de 25,2 milhões de crianças e adolescentes, encontravam-se em risco de pobreza ou exclusão social. Nos EUA, nos últimos 15 anos, foram fechadas cerca de 40 mil fábricas, resultando em 5 milhões de desempregados.

Os norte-americanos mostraram ao mundo que a globalização neoliberal não interessa a eles, que tiveram boa parte de seu parque industrial destruído e empregos devastados. Os europeus também não aceitam mais pagar o preço das imposições da União Européia, responsável pelo enfraquecimento das economias nacionais. O mundo caminha para romper com a ditadura neoliberal, fortalecer as Nações e construir novas relações entre os povos e países, com respeito à soberania e solidariedade.

É importante, portanto, ao contrário de “reclamar” da vitória de Trump, entender que os golpistas estão à deriva com seu alinhamento servil ao projeto derrotado de Hillary Clinton e Wall Street. E que, mais do que nunca, é preciso, com urgência, superar as lutas localizadas, formular e colocar de pé uma ampla Frente Nacional, com um programa capaz de mobilizar todos os brasileiros. A bandeira da defesa da Nação está em disputa, cabendo a todos os patriotas tomá-la em suas mãos para desenvolver o Brasil com soberania e impedir o fascismo.

...

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe