Monitor5_728x90

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

As pesquisas e o futuro de Lula, por Jasson de Oliveira Andrade

Em artigo anterior, constatei: “O PT foi o partido derrotado em 2016. Isto é inegável”. Alguns analistas consideram que o partido está agonizante. Por isso mesmo, as pesquisas divulgadas neste mês de outubro foram surpreendentes e desmentem tal afirmativa. É o que veremos a seguir.

Pesquisa Vox Populi divulgada em 18/10, portanto após o primeiro turno das eleições municipais (2/10), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em primeiro lugar nas intenções de voto para a Presidência da Republica em 2018, se as eleições fossem hoje. Nas respostas estimuladas, Lula aparece com 34% das preferências quando os principais adversários são Marina Silva (REDE): 11% e Aécio Neves (PSDB): 15%. Com Geraldo Alckmin (PSDB): 12%, Lula vai a 35% e Marina a 13%. O surpreendente é que Lula obteve o dobro dos principais adversários. Isto nem os mais fanáticos petistas esperavam!

Já a pesquisa CNT/MDA também é surpreendente. Embora menor do que aquela da Vox Populi, mesmo assim dá uma vitória folgada para o Lula. Deve-se ressaltar que a CNT (Confederação Nacional dos Transportes) é dirigida por Clésio Andrade, ligado ao tucano Aécio. Portanto, uma pesquisa insuspeita. No Cenário 1, Lula em junho/2016: 22,0% e em Outubro/2016: 24,8%; Aécio Neves em junho de 2016: 15,9 e outubro de 2016: 15,7, Marina Silva em junho de 2016: 14,8% e outubro de 2016: 13,3%. O curioso é que Lula em outubro, já com os resultados das eleições municipais, subiu e Aécio e Marina caíram!

Um fato deve ser avaliado. Se o Lula não for condenado ou preso, ele será, por essas pesquisas, um forte candidato à Presidência da República em 2018, inclusive com chance de se eleger. Essas duas hipóteses (condenado e preso) não podem ser descartadas, embora Eduardo Guimarães as consideram agora pouco provável. Ele comentou em seu Blog: “O crescimento da popularidade de Lula frustra (sic) a percepção de que este seria um “bom momento” para prendê-lo, pois está claro que, apesar do linchamento midiático, a opinião pública está achando que estão querendo impedi-lo de ser presidente de novo”. Será? Como sempre digo: A CONFERIR!

JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu


.

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe