Monitor5_728x90

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Pais nomeiam filhos ministros de Temer, por Jasson de Oliveira Andrade



É normal que um pai queira ver o filho nomeado em alto cargo do governo. Esta escolha ocorreu no governo Temer. É o que ficamos sabendo pela COLUNA DO ESTADÃO, de Andreza Matais e Marcelo de Moraes, de 14 de maio. No tópico, MEU PAI PAI essa informação: “Mesmo com menor número de pastas, papais políticos zelosos (sic) trabalharam para emplacar seus pimpolhos nos ministérios. José Sarney garantiu Sarney Filho (PV) no Meio Ambiente. Jader Barbalho nomeou o filho Helder Barbalho (PMDB) na Integração Nacional. MEU GAROTO. O poderoso deputado estadual fluminense Jorge Picciani (PMDB) pesou na escolha de seu filho Leonardo Picciani nos Esportes. Já o senador Fernando Bezerra (PSB) conseguiu que Fernando Filho (PSB) fosse para Minas e Energia.”. Esses são os papais felizardos. No entanto, teve outro que ficou a ver navios. É o que noticiou esta mesma coluna: “O ex-governador de Minas Newton Cardoso, que teve o filho preterido para a Defesa, tem dito que “independentemente da amizade que tem com Temer, se ele for a Minas, será recebido a pontapés”.

O mais polêmico e vergonhoso é a força que o deputado Eduardo Cunha tem no governo Temer. Mesmo como réu e afastado pelo Supremo da presidência da Câmara e do cargo, ele tem conseguido nomear aliados no alto Escalão do governo. Além disso, ainda escolhe o líder de Temer na Câmara. O Estadão noticiou: “Escolha de líder do governo fortalece Cunha - A confirmação do deputado André Moura (PSC-SE), aliado de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), como líder do governo fortalece o parlamentar afastado e reduz a hipótese de cassação (sic), segundo avaliação no Congresso. Réu em três inquéritos no STF, incluindo um por tentativa de homicídio, ele [Moura] fará a interlocução entre o Executivo e a Casa”. Para se ter uma idéia da força de Cunha, vamos revelar um fato espantoso. O Senador José Serra (PSDB-SP) ao tomar posse no Ministério das Relações Exteriores, fez uma crítica indireta ao PT ao dizer que o Itamaraty deve servir ao País, não ao partido. Se ele foi crítico ao adversário político, foi bonzinho com amigo de Cunha. O Estadão (19/5/2016) revelou: “José Serra concedeu passaporte diplomático ao pastor Samuel Ferreira, da Assembléia de Deus, investigado na Lava Jato por suspeita de lavar dinheiro para Eduardo Cunha (PMDB-RJ)”. Sem comentário...

Por essas e outras, o escritor Verissímo, em artigo no Estadão (19/5), ironizou: “É injusto dizer que o País está mal representado no ministério do Temer. Há de tudo no ministério: racistas, machistas, tudo. Richard Nixon, certa vez, defendeu uma nomeação sua que estava sendo muito criticada com a sábia frase: “A mediocridade também precisa ser representada”. Temer não esqueceu o medíocre. Foi mais longe, na sua preocupação de montar um retrato fiel da população. Lembrando o número de brasileiros sendo investigados pela Operação Lava Jato, Temer fez questão de incluir quatro investigados no seu ministério, para manter o princípio da proporcionalidade”.

As nomeações de Temer não têm agradado o próprio partido do presidente interino: o PMDB. PMDB contra... PMDB. É o que informa a COLUNA DO ESTADÃO (28/5/2016): “Casa de ferreiro... Peemedebistas avaliam que a bancada do partido na Câmara dos Deputados está sendo “muito mal aproveitada”. Já tem gente dizendo que era mais bem aproveitado no governo Dilma (sic). Mimimi. Os parlamentares reclamam que o Ministério dos Esportes [ ministro nomeado pelo pai, Jorge Picciani, como vimos ] atende apenas o PMDB do Rio e o do Desenvolvimento Social é um “Ministério exotérico”: ninguém sabe exatamente o que ele faz”.

Pelo visto, Temer está nas mãos dos papais, de medíocres, de investigados na Lava Jato e, principalmente, de Cunha! É lógico que tem bons ministros, como Meirelles e outros. Mas a maioria... O presidente interino está repetindo Dilma que nomeou fisiológicos em seu ministério e deu no que deu!

JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu

...

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe