Monitor5_728x90

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Impeachment de Dilma é golpe, por Jasson de Oliveira Andrade


Existe uma polêmica: o impeachment de Dilma foi golpe? Para alguns não é porque a Constituição a prevê, mas quando houver CRIME DE RESPONSABILIDADE, ou seja, crime grave. Não é o caso da presidenta. Escrevi um artigo sob o título “As pedaladas do Aécio”. O PSDB de Minas as justificou: Aécio fez o mesmo que o governo Dilma! Ou seja: não era crime. A revista CartaCapital de 13/1/2016 publicou matéria de capa com foto do governador de São Paulo andando de bicicleta com essa manchete: “As pedaladas de Alckmin – Governador paulista e presidenciável usou e abusou do mesmo expediente invocado contra Dilma no processo do impeachment”. 


A maior prova de que houve golpe é a ameaça a Temer por Cunha, segundo noticiou o Estadão. O jornal diz: “Aliados do presidente da Câmara (Cunha) acenam com um possível processo de impeachment [de Temer] em caso de interferência no Conselho de Ética [que julga sua cassação]”. Esse processo se refere às pedaladas de Temer. Ou ele, Vice, salva Cunha, ou o presidente da Câmara abre processo contra Temer. No caso de Dilma, Cunha o aceitou e o apressou e ainda ajudou Temer a trair a presidenta, convencendo deputados a votarem pela cassação dela. Foi essa traição de Temer que aprovou o processo contra Dilma e não as pedaladas, como afirmam. Tanto assim que o jornalista Juca Kfouri designa o Vice de “Michel “Silvério [dos Reis]” Temer”. Já o Prof. Luiz Felipe de Alencastro, no artigo “Afronta ao sufrágio universal” (Folha, 21/4), escreveu: “Mesmo reunindo dois terços dos votos [ arregimentados, na maioria, por Temer e Cunha ], a Câmara não pode derrubar com argumentos políticos, sem substrato jurídico, a presidente eleita com 54,5 milhões de votos”. O ex- ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, opinou: “Mas o que pouca gente sabe, e os que sabem fingem não saber, é o seguinte: impeachment é uma bomba! É um mecanismo legítimo, mas traumático; necessário, mas deve ser usado com precisão quase científica. Regenerador em alguns casos, mas em outros pode se revelar destruidor, convulsivo, provocador de “rachas” duradouros na sociedade”. É o que está acontecendo atualmente no Brasil. 

Bernardo Mello Franco revelou: “Antes de a presidente confirmar a viagem [ aos Estados Unidos ], o senador tucano Aloysio Nunes pousou em Washington para pedir apoio de autoridades americanas ao impeachment. Acabou virando alvo de protesto. Na porta do hotel, estudantes o cercaram com cartazes contra o “golpe no Brasil”. (...) Temer tem razões para se preocupar com o olhar de fora, mas sua tarefa mais urgente é trabalhar a imagem por aqui. Na terça [19/4], durante uma rápida aparição pública, um ambulante que passava na rua o chamou de “traidor” e “golpista”. Se as palavras usadas por Dilma colarem em sua testa, ele terá dificuldade para governar um país dividido e em crise”.

No facebook do deputado Ivan Valente (PSOL-SP): “Dilma Rousseff está sofrendo um processo de impeachment por ser acusada de praticar “pedaladas fiscais” por atraso de pagamento a bancos públicos – no caso para garantir o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família (2014), sem que tivesse sido registrado prejuízo para os bancos ou para o Tesouro. (...) Já o relator do impeachment [no Senado], senador Anastasia (PSDB-MG), quando foi governador de Minas Gerais, recorreu várias vezes às “pedaladas fiscais”, tendo feito inclusive um Termo de Ajustamento de Conduta por não ter conseguido entregar os recursos constitucionais de saúde e educação. (...) A pergunta é a seguinte: o que vale para Chico, não vale para Francisco? (...) Seria cômico se não fosse golpe! (sic)”.

Um fato ninguém pode negar: sem a traição de Temer não haveria o impeachment. As pedaladas, também adotadas por ele, são apenas uma tentativa para justificar o ato. Então foi mesmo um golpe e o vice é realmente um golpista! Tem razão Juca Kfouri: Michel “Silvério” Temer...

JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu

...

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe