Monitor5_728x90

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O Diferentão, contra a corrupção



"Quem fala demais, dá 'bom dia' até pra cavalo". ( DITADO POPULAR )

"A alma não tem segredos que o comportamento não revele." ( LAO-TSÉ )

Ninguém é a favor da corrupção, a não ser, claro, três tipos:

- os corruptos;

- os CORRUPTORES ( pode ser desde o presidente ou diretor de alguma empresa que queira fechar contrato de venda de trem, por exemplo, até o cara que é flagrado pela fiscalização de trânsito e oferece um mensalãozinho pro CET ou pro PM );

- os que estão fora da jogada, mas com a maior inveja.

Excetuando os três tipos, resta os que não compactuam com práticas deletérias. Que as abominam.

Mas muitos chegam ao ponto de fazer de uma simples conversa cotidiana uma catilinária de queixumes e, claro, de autolouvação exacerbada. Só falta confeccionar um uniforme e carteirinha do "Clube dos Honestos" e pendurar um crachá no peito. 


Um comentário banal de desaprovação a alguma situação de favores de uns a outros mediante vantagens poderia ficar no campo do banal e bola pra frente.

Mas sempre tem alguém que faz da obrigação de ser contra práticas de corrupção uma campanha de si mesmo, um auto-proselitismo. Quer uma sardinha, Flipper? Quer uma estrelinha dourada na testa, Chaves?

Olha o que eu catei dum site ( nomes e siglas alterados, pois o que importa é a idéia, não as pessoas ). Entre os colchetes e em negrito, nossos comentários:

"( ... ) Caros internautas que queiram nos honrar com a leitura deste artigo: sou do Movimento Chega de Roubalheira Política (MCRP) e recrimino todos os políticos comprovadamente desonestos [ OBS: Quem não, não é verdade? ( I ) ] assim como sou radicalmente [ Puxa! ] contra a corrupção cleptocrata [ que excesso de adjetivos ] de todos os agentes públicos ( mancomunados com agentes privados ) que já governaram ou que governam o País, roubando o dinheiro público [ Quem não, não é verdade? ( II ) ]. Todos os partidos e agentes inequivocamente envolvidos com a corrupção ( PT, PMDB, PSDB, PP, PTB, DEM, Solidariedade, PSB etc ), além de ladrões, foram ou são fisiológicos ( toma lá dá ca ) e ultraconservadores não do bem, sim, dos interesses das oligarquias bem posicionadas dentro da sociedade e do Estado. Mais: fraudam a confiança dos tolos [ Só ele, o Diferentão, o Olho de Thundera, o que enxerga aquilo que os tolos não conseguem ]. que cegamente confiam em corruptos e ainda imoralmente os defende [ Ninguém defende corruptos, a não ser os três tipos indicados acima; mas, como ele mesmo escreveu na sua auto-laudatória cantilena, precisa que o tal "agente público" esteja inequivocamente envolvido, mas provado e comprovado ]."

Dizer que grande parte dos "partidos partidos e agentes públicos" é corrupta, longe de ser uma revelação bombástica, nada mais é do que um lugar-comum, uma obviedade, um apelo ao senso comum mais mequetrefe. E dizer isso, de forma empolada, só serve para nos remeter ao Comendador Acácio, de Eça de Queirós. 

Além disso, tem esse lance de chutar cachorro morto, o foco é sempre sobre político; mesmo quando se fala em corruptos e corruptores, o corruptor sempre fica em segundo plano. Seria um avanço mudar essa forma de pensamento. 
E, ainda no tocante a sair do conforto do chute no cachorro morto, do óbvio, do que pega bem e dá pontos com a galera, que tal movimento "radical" contra a corrupção policial? Aliás, policiais também são agentes públicos.Juízes também são agentes públicos. Policiais Federais também são. No entanto, esse foco monotemático é realmente irritante e reducionista. O tal "japonês da Polícia Federal" já tem uma capivara, coisa de contrabando, sei lá eu, e isso não é segredo nenhum. E, no entanto, ele é celebrado por muitos desses "anti-corrupção" como um cara que "limpa o Brasil". Menos, gente, menos.

Como nós aqui não jogamos pra torcida, preferimos também cerrar nossas baterias contra a hipocrisia. ISSO SIM é ser mó diferentão.







Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe