Monitor5_728x90

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Haverá cortes em concursos públicos??



A notícia caiu como uma bomba no meio dos concurseiros, deixando muitos frustrados, desapontados e até mesmo desesperados. Escrevo para tecer meus comentários e sugerir a você, concurseiro, as melhores providências. Começo informando que já vivemos isso antes, não é novidade.

Sei exatamente o que é se matar de estudar e ainda ter que ouvir essas notícias. Contudo, tenho experiência no tema e direi aqui o efeito real dessa medida. A primeira coisa que digo é, repito: calma! Vamos analisar a situação com serenidade, clareza, técnica e visão macro. Escrevo para você a partir da experiência de 35 anos como concurseiro.

Antecipadamente alerto que, de 2010 até 2015 as despesas com pessoal e encargos sociais cresceram apenas 6,81%, enquanto o PIB teve aumento de 8,8% e as receitas do governo central aumentaram 10,5%. Ou seja, não são os concursos nem os servidores que estão quebrando o país. Não deveria ser aqui o corte. Mas, mesmo sendo um corte equivocado e prejudicial a todos, temos que lidar com mais este erro do governo. O dano à sociedade é enorme, mas o dano aos concurseiros é menor, pois, para quem está estudando, a notícia-bomba traz dano mais psicológico do que efetivo

Vários pontos foram destacados, mas muitas pessoas esqueceram que o governo só pode contratar realizando concurso público e que todos os anos milhares de servidores deixam seus cargos por diversos motivos. Os órgãos precisam de novos profissionais e por isso, não há motivo de alarde e sim de continuar estudando com mais dedicação. Além disso, todas as medidas anunciadas precisam passar por aprovação do congresso.

Os concursos públicos, em meio as crises, são a melhor maneira de ter estabilidade empregatícia, salarial e ainda com benefícios. O futuro para quem sonha em ser concursado não desapareceu, já que é preciso continuar na batalha e esse tipo de corte de gastos já foi anunciado duas vezes, em 2008 e 2011, e em nenhuma das ocasiões houve mudanças no mercado de concursos.


.

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe