Monitor5_728x90

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Grande Imprensa esconde a corrupção dos fiscais paulistas, por Jasson de Oliveira Andrade




A grande imprensa noticia com enorme destaque a corrupção da Lava Jato, principalmente a delação premiada do lobista Youssef, que atinge o governo federal. Já outra denúncia feita por esse mesmo lobista e referente aos fiscais paulistas não é noticiada. Apenas a revista CartaCapital, através do jornalista Henrique Beirangê, a revelou.

O jornalista, na reportagem “Os tentáculos da Lava Jato no Fisco paulista”, faz essa revelação: “Os pagamentos das propinas [aos fiscais paulistas] foram feitas pessoalmente por Alberto Youssef ou por seu operador de remessas, Rafael Angulo Lopes”. 
Beirangê ainda revela: “Faz cerca de um mês foi deflagrada uma operação no estado de São Paulo que denunciou pelo menos dez fiscais da Secretaria Estadual da Fazenda num esquema de corrupção e extorsão contra empresas devedoras de ICMS. Até aqui se sabia apenas que a propina era cobrada para reduzir o valor dos impostos, ou simplesmente para cancelar a fiscalização. (...) Mas os detalhes dessa história não se restringem aos funcionários públicos. Novos personagens podem levar até à liderança do esquema, a ex-integrantes da cúpula da Secretaria (sic) e a políticos (sic) responsáveis pela indicação dos agentes fiscais em cargos comissionados. (...) Até o momento há dez fiscais presos, mas pelo menos outros sete estão sob investigação. Um deles é Maurício Dias. Dono de várias empresas de empreendimentos, Dias é sócio do deputado estadual pelo PSDB Celino Cardoso (sic). Ex-chefe da Casa Civil no governo Mario Covas, o deputado diz que seus negócios com Dias são todos legais”. 
O jornalista termina assim sua reportagem: “É torcer para que os fiscais paulistas contem o que sabem para que uma devassa judicial na República não fique restrita às investigações da Lava Jato nos negócios que envolvem empresas federais”. Então vamos torcer para que chegue também em São Paulo, o que não acredito muito! A ver.

Um ministro do TSE, nomeado por Fernando Henrique Cardoso, pediu que supostas dúvidas nas contas eleitorais de Dilma sejam investigadas, embora as mesmas já tenham sido aprovadas, inclusive com o voto desse ministro. A imprensa escrita e falada noticiou com destaque essa denúncia. Quando as mesmas dúvidas também foram denunciadas nas contas do candidato do PSDB a imprensa silenciou, o que mereceu esse comentário de Janio de Freitas, em artigo à Folha (3/9/2015): “Problemas apontados pelo TSE nas contas eleitorais de Aécio tiveram pouco destaque na imprensa”. Por que será? Para mim, são dois pesos e duas medidas. Contra Dilma, muita divulgação. Contra Aécio, quase nada. O mesmo se pode dizer sobre o silencio da imprensa sobre a corrupção dos fiscais paulistas. Depois a mídia se queixa quando é acusada de ser tucana!

No meu artigo “Moralismo Seletivo, uma inversão de valores”, citei uma mensagem do ex-tucano Bresser Pereira contra a aliança do PSDB com Eduardo Cunha, presidente da Câmara. Na mesma semana, o senador Aécio Neves, em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, no SBT, fez uma declaração que contrariou a facção que apóia o peemedebista, com vista ao Impeachment. 
Ele disse ao jornalista que, caso o presidente da Câmara fosse considerado réu no Supremo, Cunha deveria ser afastado da Presidência. Em vista da má repercussão no ninho tucano, Aécio voltou atrás em recados à Cunha, que assim foi noticiado na Coluna de Mônica Bergamo, em 5/9/2015: “FOI MAL (sic) – O senador Aécio Neves (PSDB-MG) enviou recados ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pedindo desculpas (sic) por dizer que o parlamentar deveria deixar o cargo caso virasse réu nas investigações da Lava Jato. Informou que chegou a pensar em convocar uma entrevista coletiva para explicar, mas depois optou por deixar o assunto morrer na imprensa”. 
Morreu, mas o Aécio ficou mal com esse pedido de desculpas: pior a emenda que o soneto!

JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu


.

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe