Monitor5_728x90

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Sindicatos e entidades empresarias apelam ao Diálogo Nacional, por Jasson de Oliveira Andrade




Estamos vivendo uma situação política e econômica muito difícil. Apesar disso, tem gente que adota o “quanto pior, melhor”. Já outras pessoas, ao contrário, pensam no diálogo para resolver ou minimizar essa situação. É o caso de sindicatos (12) e entidades empresariais (5).

Os doze sindicatos, em matéria paga nos jornais (14/8/2015), sob o título “Chamado ao diálogo pela democracia, por crescimento econômico, inclusão social e desenvolvimento nacional”, dizem em seu manifesto que defendem “um claro posicionamento em defesa da democracia, do calendário eleitoral (sic), do pleno funcionamento dos Poderes da Republica, da estabilidade e dos fundamentos constitucionais como condição para a rápida e sustentada transição para o crescimento econômico”. E os Sindicatos concluem: “O momento exige diálogo (sic), compromisso com o País, com a democracia e com a necessária afirmação de um projeto de desenvolvimento nacional ancorado na produção, em uma indústria forte, um setor de serviços dinâmico, um comércio vigoroso, uma agricultura pujante e em um Estado indutor e coordenador das estratégias de crescimento econômico e de desenvolvimento social. (...) Por isto, os Sindicatos abaixo assinados (12) declaram-se dispostos, e conclamam os demais segmentos da sociedade civil organizada, a restabelecer as pontes para o necessário diálogo (sic) visando a construção de compromissos e acordos para fortalecer a democracia, o crescimento econômico e o desenvolvimento nacional”.

Já os empresários, também em matéria paga nos jornais e na mesma data, assinam manifesto à Nação, sob o título: “Entidades Empresariais Conclamam Ao Diálogo Nacional”. Essas cinco entidades, após analisarem a situação política e econômica, afirmam: “Não podemos continuar nessa situação. O Brasil precisa reagir, reconstruir, olhar para frente! (...) É necessário buscar soluções de consenso entre os Poderes Executivo  e Legislativo [ referem-se à briga Cunha x Governo ], que precisam urgentemente superar o atual estágio de conflito (sic). Só assim, JUNTOS ( destaque meu ), como brasileiros, encontraremos uma solução que fortaleça nossa economia, estabeleça o equilíbrio nas relações político-partidárias (sic) e promova a necessária governabilidade (sic).”

Luiz Carlos Trabuco, presidente do BRADESCO, na entrevista à Folha, em 8/8/2015, ponderou: “(...) precisamos sair desse ciclo do quanto pior, melhor. Melhor para quem? Para o Brasil, não é. As pessoas precisam ter a grandeza de separar o ego pessoal do que é melhor para o país”. 

Outros também pensam no Brasil e não em seus interesses políticos. É o caso do superintendente do Instituto Fernando Henrique Cardoso, Sergio Fausto. Na entrevista à jornalista Alexandra Martins, ( Estadão, 16/8/2015 ) o tucano declarou: “Eu e muitos outros fomos muito críticos a posições que o partido [ PSDB ] adotou, sobretudo na Câmara, em matérias apresentadas pelo governo [ Dilma ] e que eram importantes para o País. O partido foi incoerente com sua  história, FOI IRRESPONSÁVEL DO PONTO DE VISTA DOS INTERESSES MAIORES DO PAÍS ( destaque meu)”. Ele se referiu ao fator previdenciário, uma criação de FHC e agora, apresentado pela Presidenta Dilma, o projeto foi rejeitado pelos deputados do PSDB. Sergio Fausto criticou: “Isso [ rejeição do fator previdenciário ] não pode se dar com sacrifício dos interesses do País”. Luiz Fernando Pezão (PMDB), governador fluminense, pensa da mesma maneira. Ele disse: “Se for para prejudicar a Dilma ( no Congresso ), vai prejudicar o Brasil inteiro (sic), os Estados todos. O MAU HUMOR AFETA TODO MUNDO ( destaque meu )”.

Vamos ver se esses pedidos de diálogo Nacional serão atendidos ou se prevalecerá o “quanto pior, melhor”, aqueles que, por motivo político ou de ódio pessoal, querem colocar fogo no País. A conferir.

JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu

LEIA TAMBÉM:

Enfim, um pouco de otimismo - BRASILEIROS

.

.

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe