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sexta-feira, 28 de agosto de 2015

"80% dos motoristas paulistanos cometem infrações, enquanto 20%, não. Mas é que eles - os 80% - não são multados" revela especialista


Eu tirei esta notícia do Estadão. Mas sabe como é essa imprensa bajuladora dos carrocratas: eles deixaram a VERDADEIRA revelação pro final do texto. Enquanto manchete, foco e maior parte do texto ficam nos tais 5% dos automóveis que supostamente receberam metade das multas, ou na faixa intermediária de autuações ( destaque-se que METADE DOS QUE FORAM MULTADOS RECEBEU APENAS UMA MULTA ), ou sobre como o dinheiro das multas precisa ser gasto por lei pela Prefeitura, o honesto seria dar destaque à VERDADE ATERRADORA, que é revelada pelo especialista Horácio Figueira: 80% dos carros não são multados, de acordo com um estudo de 2007 feito por ele e sua equipe. 
É um número corroborado pelo próprio jornal, logo no início, no subtitulo, onde escrevem que "Dados da CET apontam que 71% dos carros que circulam na capital não levaram nenhuma multa em 2014".
Basicamente, é um reconhecimento da realidade. 
Mas isso não importa pros nossos caros paulistanos, e a maioria segue com essa lenga-lenga hipócrita de "Indústria da Multa". 
Sem contar que a lenga-lenga é alimentada pelo próprio imprensalão, que emprega à exaustão e faz questão de sempre repetir a palavra "multa" - que tem um efeito mágico sobre o lumpesinato motorizado - em vez de "autuação". 
"Autuação" significa pegar a infração ( apanhar o infrator no ato ) e registrá-la, com o intuito de que seja posteriormente transformada em punição. E as formas de punição no caso do trânsito envolve multa ( aí sim ) e consequente dispêndio de algum dinheiro e, também, perda de pontos na carteira. Curiosamente, dos pontos pouco se reclama, só falam da grana. Parece que não ficam com medo de perder a carteira de motorista. Decerto devem saber como driblar isso, ou seja, guiar sem a carteira de motorista, sei lá.

Os destaques em vermelho são meus:

Metade das infrações de trânsito é cometida por 5% da frota em SP

Dados da CET apontam que 71% dos carros que circulam na capital não levaram nenhuma multa em 2014

SÃO PAULO - Levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) com dados de 2014 mostra que 4,9% dos automóveis que circulam na cidade de São Paulo receberam, sozinhos, 49,4% de todas as multas de trânsito aplicadas na cidade. A concentração das infrações faz com que 71% da frota não tenha recebido nenhuma infração ao longo do ano passado.

A frota de São Paulo no ano passado era de 7,8 milhões de veículos. Desse total, 1,5 milhão de veículos foram autuados e 6,3 milhões não receberam nenhuma infração.  [ Interessante: aqui se usou a palavra "autuação" duas vezes ] Atualmente, segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), já passa de 8 milhões o número de automóveis emplacados.

Ao longo do ano de 2014, radares, marronzinhos e policiais militares de trânsito aplicaram 7 milhões de multas, o que representou aumento de 9,3% em relação às 6,45 milhões de multas aplicadas em 2013. Essas infrações resultaram em uma receita de R$ 954 milhões no ano. Por lei, todos os recursos obtidos com as infrações têm de ser aplicados em educação para o trânsito e engenharia de tráfego.

Os dados mostram que 23,1 mil veículos da cidade receberam mais de dez multas entre os 12 meses de 2014; 112 mil receberam entre 5 e 10 infrações. Metade dos veiculos multados, por outro lado, cometeu apenas uma infração ao longo do ano. Foram 811 mil veículos.

O veículo campeão de multas da cidade, pertence a uma pessoa jurídica e licenciado em 2007, recebeu sozinho 1.528 infrações em 2014 - ou 4 multas por dia, na média. Se tivesse pago por todas as infrações ( que somaram R$ 7,4 milhões ) e o dinheiro não tivesse de ser aplicado obrigatóriamente em ações de trânsito, o valor seria suficiente para que a gestão Fernando Haddad (PT) construísse sete creches.

Os dados foram apresentados pela Prefeitura no contexto da política de redução de velocidades máximas permitidas em andamento na cidade, que pretende estabelecer os 50 km/h como o limite padrão. Os números são resposta da gestão à suposta "indústria da multa".

Especialistas em gestão de trânsito, no entanto, apontam que o dado revela que a fiscalização exercida pela CET poderia ser maior. O engenheiro de tráfego Horácio Augusto Figueira cita estudo feito por sua equipe em 2007 que consistiu em acompanhar automóveis pela cidade e anotar a quantidade de infrações no percurso. "Dos 628 veículos que acompanhamos, 531 cometeram pelo menos uma infração", lembra o pesquisador. "Os porcentuais são o contrário do que esse estudo mostra: 80% dos motoristas cometem infrações, enquanto 20%, não. Mas é que eles não são multados", explica. ( ESTADÃO )

ARQUIVOS MALDITOS:

Maioria não comete infração ( Diário de São Paulo, 08.09.2008 ): informação passada pelo jornal dizia que, segundo dados do DSV, cerca de 72% dos veículos não tinham uma única multa; que 12% haviam recebido uma intimação; e, por fim, os 16% restantes foram multados duas vezes ou mais pelos marronzinhos ou policiais militares. Curiosamente - longe disso, não tem segredo aí - a matéria não mencionava os radares. Mais uma prova de que a imprensa sempre jogou pra torcida, demonizando os profissionais do trânsito. Prosseguindo: "Isso prova que em geral o motorista não é infator. Mas aqueles que cometem as infrações são reincidentes, têm predisposição para irregularidades no trânsito da cidade", explicou José Luiz Nakama, então diretor do DSV.

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