segunda-feira, 27 de abril de 2015

"A Indústria da Multa Não Existe" em: carro que abre porta sozinho não tem defeito, mas qualidade



Eu tinha lido logo cedo uma chamada que informava que a Ford fará o recall de 390 mil veículos nos EUA, México e Canadá por causa de um suposto defeito: portas que se abrem sozinhas. 

De um modo geral, todos veriam isso como um gravíssimo defeito que colocaria em risco os viajantes desses automóveis. Por isso a Ford resolveu consertar o "defeito". Consertar, no caso, significa "banir" o tal defeito.

Trata-se de um flagrante erro. Digo, se fosse aqui em São Paulo, seria um erro clamoroso. O mais certo seria "corrigir" este "defeito"

Aliás, melhor parar de chamar de "defeito" e passar a chamar de "excelente ferramenta".

Como se sabe, o motorista paulistano faz o que quer e só é multado se tiver acordado com o pé esquerdo, cruzado a frente de um gato preto e quebrado um espelho no mesmo dia: só se for por muito azar.

Hoje mesmo em minha caminhada de 40 minutos de volta do trabalho para casa eu flagrei mais de uma dezena de motoristas guiando e falando livremente em seus celulares. O tipo de coisa que milhões fazem diariamente sem medo se serem apanhados pela lei. A ocasião faz o ladrão, dizem. Hoje falam ao celular enquanto dirigem, amanhã estão cobrando mensalões. Basta a chance. Felizmente, a esmagadora maioria destas pessoas está com as garras longe dos cofres públicos. Assim, só lhes resta cometer os crimes e delitos que estão em seu alcance.

Voltando às portas que se abrem: se fosse em Sampa, a Ford deveria, em vez de "consertar" as portas que se abrem, empregar esta qualidade de modo a servir a sociedade. Minha sugestão é que se fizesse para que as portas abrissem toda vez que o motorista começasse a falar ou digitar alguma coisa no celular. Além disso, deveria também o cinto de segurança destravar nesse momento. O objetivo seria que o motorista caisse do carro em movimento e se estropiasse todo. Seria muito legal.

Outra coisa que poderiam fazer: um carro que explodisse quando o motorista estacionasse sobre a calçada e em vagas reservadas. 


.

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe