sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Impeachment da presidente Dilma?, por Jasson de Oliveira Andrade


Caso houver o impedimento, possivelmente, Aécio Neves (PSDB) e Lula (PT) disputarão novas eleições. E se Lula vencer, os internautas antipetistas pedirão o Impeachment dele

12/02/2015


O jornal TRIBUNA DO GUAÇU, na edição de 10/2/2015, na Coluna Palanque, noticiou: “Manifestantes guaçuanos criaram uma página do Facebook para organizar uma marcha pedindo o impeachment da presidente Dilma, semelhante a outros protestos ocorridos no país. O manifesto guaçuano ainda não tem lugar definido para ocorrer e está previsto para março”. Como não aderi ao Facebook, apesar do convite de bons amigos, não posso comentar sobre quem está organizando essa manifestação. Logicamente são antipetistas. Obviamente, se fossem do lado do governo federal não iriam convocar tal manifestação. 

Talvez esses antipetistas estejam aproveitando o resultado do DataFolha, que constatou uma queda acentuada na avaliação de Dilma (PT): caiu 19%.

Outro resultado que não se comenta, mas é também significativo: a popularidade do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) também caiu: 10 %. Entretanto, ninguém, no Facebook, pediu o Impeachment dele. Sorte do tucano paulista!

Não sei se os manifestantes guaçuanos sabem como funciona o Impeachment e qual o resultado dele. Além de Jurídico, ele é político, ou seja, o Congresso terá que opinar. Será que os parlamentares estão dispostos a concedê-lo? No momento, parece que não, como reconheceu Fernando Henrique Cardoso. Os oposicionistas acreditam que, se as manifestações tiverem êxitos, o Congresso poderá aderir ao Impeachment. As manifestações até agora foram fracas. Será que em março repetirão julho de 2013? A ver.

Outra situação que não estão levando em conta. Caso houver o Impedimento de Dilma até a metade de seu mandato, assumirá o Vice, Michel Temer, que convocará nova eleição dentro de 30 dias. Aí poderemos ter como possíveis candidatos Aécio Neves (PSDB) contra Lula (PT), com resultado imprevisível. No entanto, e se Lula vencer? Os internautas antipetistas vão pedir o Impeachment dele?

O pior é que essa nova campanha eleitoral poderá afetar – e muito – a nossa economia, já preocupante, apesar da boa notícia de que o desemprego em 2014 caiu.

Ainda é cedo para um prognóstico. Vamos esperar março e verificar como serão essas manifestações. Depois, sim, poderemos ter uma ideia do movimento, inclusive em Mogi Guaçu. Em julho de 2013, em nossa cidade, a manifestação foi um sucesso. Como será agora? Como sempre digo: A CONFERIR.

JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu.

.

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe