quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Pesquisa indica que o ateísmo esta crescendo em todo o mundo


Noticias Gospel – Uma pesquisa realizada em 57 países sobre as crenças religiosas mostra que o numero de pessoas que se consideram religiosas diminuiu quase dez pontos percentuais.

Em 2005, 77% das pessoas nesses países eram religiosos, em 2011 esse número representou 68%, enquanto o número de ateus subiu de 3% para 13% durante o mesmo período, conforme relatado pelo Instituto Gallup Internacional.

Professor de sociologia e estudos seculares Universiad Pitzer College, na Califórnia, Phil Zuckerman disse que o crescimento de ateus é visível em todo o mundo. “Há mais ateus no mundo de hoje que nunca houve, tanto em números absolutos e em percentagem da humanidade“, disse ele em uma entrevista com a BBC.

Um dos principais fatores desse crescimento seria a estabilidade política e econômica em alguns países europeus onde o secularismo tem avançado a ponto de passar o número de religiosos.

Países como Canadá, Japão, Grã-Bretanha, Holanda, Alemanha, França, República Checa e Uruguai tem a menor das taxas de crenças religiosas no mundo, enquanto os Estados Unidos já tem 2,4% da população de ateus.

Apesar deste crescimento, o psicólogo social da Universidade de British Columbia, em Vancouver (Canadá), Ara Norenzayan, diz que não há risco de que a religião desaparece no mundo. “Decadência, no entanto, não significa desaparecimento. Por alguma razão, a religião parece dar um sentido ao sofrimento, mais do que qualquer ideal secular“, disse.


.

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe