Monitor5_728x90

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Há trinta anos Tancredo se elegeu Presidente. Era o fim da Ditadura, por Jasson de Oliveira Andrade


“Vitorioso, Tancredo Neves não foi empossado. Ficou gravemente doente e morreu antes da posse (21/4/1985). Morte até hoje duvidosa, mas que não se conseguiu provar que ele tenha sido assassinado.”


Com o Golpe de 64, os militares impuseram uma ditadura, que a jornalista Maria Isabel Pereira designou, acertadamente, como “Uma noite que durou 21 anos”. No período, só eles podiam ser candidatos, não se aceitava candidatura de civis. Tivemos cinco deles no comando, eleitos em votação indireta, sem participação do eleitor. Eis os militares que foram eleitos indiretamente: Castelo Branco (15/4/1964 a 15/3/1967), Costa e Silva (3/10/1967 a 31/8/1969) - com a doença dele, governou uma Junta Militar no lugar do vice Presidente Pedro Aleixo (UDN), impedido de assumir por ser civil – Emilio Garrastazu Médici (30/10/1969 a 15/3/1974), Ernesto Geisel (15/3/1974 a 15/3/1979) e João Batista de Figueiredo (15/3/1979 a 15/3/1985). Só foram permitidos candidatos civis apenas em 15 de janeiro de 1985, mas ainda no Colégio Eleitoral. Por sinal dois candidatos civis: Tancredo Neves, avô de Aécio, e Paulo Maluf.

Na eleição indireta de 30 anos atrás, Tancredo foi o candidato do PMDB, oposição, e Paulo Maluf pela situação, candidato do PDS, antigo ARENA. O peemedebista conseguiu dividir o partido do governo, apoiado pelo presidente militar João Batista Figueiredo. Para tanto, teve como candidato a vice José Sarney, do PDS e ex-presidente da ARENA, partido da Ditadura. Com a divisão, Tancredo obteve uma vitória esmagadora: 480 votos contra apenas 180 de Maluf. Essa diferença de 300 votos foi surpreendente. Ao se pronunciar, após a vitória, Tancredo declarou: “Essa foi a última eleição indireta”. E foi!

No depoimento prestado ao UOL, em 15/1/2015, o senador José Sarney (PMDB), fez revelações que merecem ser conhecidas por serem históricas: “No Brasil, o colégio eleitoral [eleição indireta] foi uma exigência de Castelo Branco, que a vida inteira foi um legalista (?), não tendo participado dos reiterados levantes tenentistas da sua geração e, admirador dos udenistas (sic), desejava revestir o poder de legalidade, enquanto nada mais era do que o rompimento (sic) da ordem constitucional. (...) Assim, ele só aceitaria ser presidente se fosse eleito. E criou-se o colégio eleitoral para esse fim. Acontece que ele cumpria a formalidade, mas não tinha capacidade de legitimar (sic) sua investidura. (...) Os militares não aceitavam candidato civil (sic), e o colégio eleitoral [em1985] obediente às forças vitoriosas em 64, não tomaria outra posição. Mas apresentou-se uma clareira para que os políticos pudessem atuar: Figueiredo, picado pela mosca azul (sic), queria permanecer no governo por meio da prorrogação do seu mandato, tese apoiada pelos partidos comunistas (sic) e pelo governador Leonel Brizola (sic), que se tornaria o teórico da solução, uma vez que Figueiredo comprometia-se, prorrogado o seu mandato, a fazer eleição direta. (...) Como ele não dispunha de prestígio dentro da tropa (sic), mandou fazer uma consulta a todos os generais (sic), mas estes se manifestaram contra sua permanência no governo (sic). Diante desse fato, apresentou o seu candidato, que devia ser Paulo Maluf, para embaralhar o processo eleitoral”. Aí houve a dissidência de Sarney, daí a vitória folgada de Tancredo.

Vitorioso, Tancredo Neves não foi empossado. Ficou gravemente doente e morreu antes da posse (21/4/1985). Morte até hoje duvidosa, mas que não se conseguiu provar que ele tenha sido assassinado. Hoje prevalece a morte por doença e não um atentado.

Atualmente (2015), o senador Sarney se aposentou da política (seu mandato termina em 31/1/2015) e Paulo Maluf continua na política, tendo sido reeleito deputado federal, com 250.296 votos.

JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu.

.

Um comentário :

Valdeir Vieira disse...

Excelente conteúdo!


http://www.valdeirvieira.com/villaggio-lake-gardens/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe