quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Utilidade pública: para detecção precoce do câncer de próstata, só o dedo no rabo é eficaz, não tem outro jeito



Olá Pessoal,

Mulheres vão sempre ao médico ginecologista para fazer uma ‘revisão geral’ das partes íntimas e pesquisa de câncer nos seios e no colo do útero, mas nós, homens, somos muito mais resistentes em ir ao médico. Por isso, hoje vamos falar sobre câncer de próstata.

Que é próstata, doutor? Onde fica?

Próstata é um órgão interno que só os homens têm e que fica a meio caminho entre a bexiga e o pênis, sendo atravessado pela uretra (o “caninho” que transporta a urina da bexiga até o exterior do nosso corpo). A função da próstata é a de produzir a maior parte do líquido que sai na ejaculação e que propicia o meio ambiente ideal para os espermatozoides funcionarem.

E por que esta joça dá câncer?

Qualquer órgão do corpo pode desenvolver câncer. Alguns, por sua natureza ou exposição ao meio ambiente, têm mais chances do que outros e a próstata é um dos órgãos que mais produz cânceres em homens a partir dos 40 anos de idade.

E como a gente impede este câncer de acontecer?

Não tem jeito. Infelizmente, no estágio atual da Medicina, não há como impedir câncer algum, não só o de próstata. Mas podemos prevenir que avance e torne-se intratável!

E como fazemos isso?

Boa pergunta, Gafanhoto! Primeiro temos que saber que estamos com câncer, não acha? E a ÚNICA forma do ponto de vista de saúde pública é com o toque de próstata. Calma, não saia correndo ainda!!!! Leia o resto!

O toque de próstata é algo bem simples, onde o médico apalpa nossa próstata com a ponta do dedo por via retal e vê se há alguma coisa que sugira câncer. NENHUM OUTRO EXAME, NEM O EXAME DE SANGUE DE PSA, consegue detectar o câncer de próstata nas suas fases iniciais, portanto, se quer saber se tem câncer NA FASE EM QUE DÁ PARA TRATAR, somente sofrendo o exame de próstata!


Além do mais o exame leva uns 30 segundos a 1 minuto e não dói nada. Claro que incomoda, mas não é o fim do mundo.

Tá doido, doutor? Vou no médico para tomar uma dedada?!?

Deixa de ser bobo, rapaz! Sua mulher vai ao ginecologista todos os anos para exames e não reclama! E você, o machão da casa, prefere morrer uma morte dolorosa e desgraçada de ruim do que tomar fazer um toque retal uma vez por ano?!? Sério?

Vixe. E mata mesmo?

Sim!!! Mata milhões de pessoas todos os anos. E não é uma “mortezinha” qualquer… infelizmente, o câncer de próstata metastatiza (isso é, espalha para outros órgãos) desde que ele é muito pequenininho, e o lugar para onde ele mais gosta de se instalar é nos ossos. Você não tem ideia das dores horríveis que isso causa. E dura alguns anos.

E estas dores têm tratamento?

Ter, tem, mas é com medicamentos à base de morfina e após algum tempo nem a morfina consegue mais remediar as dores. Sabe qual é o próximo passo? Tirar fora os testículos!

(desmaiando) O quê?!? Vão me castrar???????


Sim, vão. E isso tudo sabe por quê? Porque a beldade foi “machão” e não quis fazer o exame de próstata anualmente conforme é recomendação MUNDIAL. Acha que a troca vale a pena? Um toque anual x perder os testículos e AINDA TER UM CÂNCER que vai te matar?

Pelo amor de Deus, doutor, não tem outro exame para detectar isso?

Não. Recentemente surgiu a moda de fazer um exame de sangue chamado PSA e alguém enganou a população dizendo que ele seria suficiente para detectar o câncer e, assim, evitar ter que fazer o toque de próstata. Pois isso é um GRAVE ERRO. Quando o PSA sobe é porque a coisa já está feia. Esperar aumentos do PSA para somente aí investigar apropriadamente se há câncer de próstata é mais ou menos o mesmo que esperar ter fumaça preta saindo da sua janela para aí ir ver se tem alguma boca de fogão ligada na sua cozinha.

Caramba… e onde eu faço este toque retal?

O ideal é procurar o seu médico clínico geral, médico de família ou urologista. Qualquer um deles poderá fazer com segurança o seu toque retal e começar HOJE a sua prevenção contra o câncer de próstata. Já tem mais de 40 anos? Pois bem, pode começar a se preparar e marcar o médico, ok?

Se persistir com alguma dúvida, não deixe de nos procurar no MEDICINIA e perguntar por lá. Teremos o maior prazer em ajudar no que pudermos.

Grandes abraços,

Dr.Gustavo Campos


.

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe