quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Síria: "Avanço rumo à paz só com o fim do financiamento a bandos armados", afirma Bashar Assad



O presidente sírio Bashar Al Assad encontrou-se na quarta com o mediador indicado pela ONU, Lakhdar Brahimi, como parte dos esforços para avançar rumo a uma conferência internacional a se realizar em Genebra com o intuito de avançar rumo à solução do conflito que já dura cerca de três anos.

Assad apontou para a raiz do problema, o financiamento coordenado pela CIA que irriga os bandos de mercenários que semeiam o terrorismo e a chacina de civis no país. "Genebra só poderá trazer avanços rumo à paz se o financiamento aos grupos armadas for interrompido", afirmou durante a conversa com Brahimi.

O presidente rechaçou também a ingerência norte-americana na Síria, destacando que "somente o povo sírio tem a autoridade e a condição de delinear o futuro da Síria".

A viagem de Brahimi fez parte de uma turnê em diversos países do Oriente Médio num esforço para criar as condições para a conferência de Genebra.

O ministro do Exterior da Rússia, Sergei Lavrov, tem pressionado os Estados Unidos através de contatos com o secretário de Estado, John Kerry, para fazer com que seja suspenso o financiamento aos terroristas, contribuindo assim para que a oposição síria (e não os bandos de mercenários) participe com uma delegação abrangente na conferência.

Lavrov também tem se encontrado com diversos chefes de Estado da Europa para fortalecer a ideia da realização da conferência ainda em novembro. Durante esta semana, Lavrov esteve com ministros da Itália e da Grécia. ( HORA DO POVO )


.

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe