quinta-feira, 24 de outubro de 2013

PETROBRÁS, 60 ANOS, Por Jasson de Oliveira Andrade




Hoje a Petrobras é um sucesso. Encontramos petróleo até no fundo do mar e o pré-sal praticamente é uma realidade. No entanto, na década em que Getúlio Vargas assinou a lei 2.004, em 3 de outubro de 1953,  a luta pelo lema “o petróleo é nosso” foi enorme, muito difícil. É o que pretendemos mostrar. 

Primeiro, os “entreguistas”, como eram designados aqueles que defendiam que o nosso petróleo fosse entregue às empresas estrangeiras, negavam a sua existência em nosso território. O tempo se encarregou de desmenti-los. Aí tiveram que reconhecer: temos, sim, petróleo, mas o Brasil não tem capacidade de explorá-lo. Essa campanha também foi desmentida. Atualmente exploramos o petróleo e nos tornamos auto-suficientes. Vitória dos defensores do “o petróleo é nosso”. 


Esta nova realidade foi reconhecida pelo nosso maior empresário, Antonio Ermírio de Morais, no artigo “Petrobras: bom exemplo para a iniciativa privada”, escrito na Folha de S. Paulo. Ele revela: “Foi no início da década de 50. A campanha foi dura, mas o entusiasmo contagiou toda a nação. Com a palavra de ordem “o petróleo é nosso”, a batalha tornou-se gloriosa. Nasceu a Petrobras”. 
Adiante ele faz outra revelação: “O prestigio internacional é reconhecido a cada dia”, concluindo: “A Petrobras desfruta da mais alta credibilidade mundial”. Antonio Ermírio reconhece: “A empresa é antes de tudo, um símbolo da competente engenharia nacional (...) O Brasil já tem o que mostrar no campo da ciência e tecnologia”. Esta realidade atual desmente os “entreguistas” de ontem e confirma a luta dos defensores do lema “o petróleo é nosso”. 

Hoje desfrutamos desse desenvolvimento, que seria dos estrangeiros, caso aquela tese prevalecesse, e não nossa!

Para que essa situação se tornasse uma realidade, houve muita gente responsável. É essa história, que não pode ser esquecida, juntamente com seus heróis, que pretendo mostrar em outro artigo.

JASSON DE OLIVEIRA ANDRADE é jornalista em Mogi Guaçu 
Outubro de 2013


.

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe