sábado, 12 de outubro de 2013

Obama admite: “EUA são uma democracia dos bilionários”



Campeão de arrecadação diz: “EUA são uma democracia dos bilionários”

Os EUA são uma “democracia dos milionários e bilionários”, admitiu Obama, respondendo a pergunta de um jornalista sobre uma organização privada, intitulada “Citizen United” (Cidadãos Unidos), que financia campanhas republicanas sem qualquer limite, por decisão da Suprema Corte.

“Não há qualquer regra sobre financiamento de campanhas”, reconheceu Obama. “Não há muitas democracias no mundo que funcionem desse jeito, onde há milionários e bilionários financiando quem quer que eles queiram, como eles queiram, em alguns casos de forma encoberta”. “E o que isso significa é que os americanos comuns são empurrados para fora do processo”.

Obama reconheceu que os democratas “não são inteiramente inocentes disto no passado” e que ele mesmo teve de “levantar um monte de dinheiro” para sua campanha. Não há nos EUA ninguém que opere na política que “tenha as mãos perfeitamente limpas nesta questão”, asseverou.

O recordista em arrecadação em campanha presidencial da história dos EUA acrescentou em seguida que “todos nós deveríamos nos ater à regra que diz que as pessoas que votam por nós deveriam ser mais importantes que alguém que está gastando um milhão de dólares, dez milhões ou cem milhões de dólares para nos ajudar a ser eleitos”. Candidamente, revelou que os candidatos que se entopem de dinheiro supostamente não sabem “quais são as agendas, os interesses” desses beneméritos.

Segundo ele, a Citizen contribuiu para a atual crise em Washington, ao financiar à larga “extremistas ideológicos”, o que pode “distorcer inteiramente nossa política”. ( HORA DO POVO )


.

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe