terça-feira, 11 de junho de 2013

Vilões de HQ verossímeis e invencíveis ( I )


Não conheço muito desses heróis e vilões de HQ, tipo Hulk e Batman. Sei o básico. Logo, também sei quase nada sobre os supervilões. Sei também que estes vilões costumam ser maus e querem tomar o mundo para si, por qualquer motivo: uns buscam poder, outros vingança; outros querem apenas praticar seu sadismo em vítimas indefesas. Alguns são malucos de correr atrás de sombra de avião, querem dar vazão à sua maluquice. Tem pra todos os gostos. Tanto heróis como vilões costumam ter poderes inimagináveis a um cidadão comum. Raios que saem dos olhos, força de um tanque de guerra, choques e descargas elétricas, supervelocidade, capacidade de voar ou levitar, telecinésia, destruição de mundos.

Ficção pura, portanto.

Como entretenimento escapista serve. Mas chega uma hora que toda essa ficção enche o saco. Quem se reconhece ali no meio de toda aquela gente poderosa? Por mais que dêem ao Peter Parker uns probleminhas de gente como eu e você, o fato é que a impressão que ficou gravada é a de um sujeito que escala paredes, não importa se ele está com o aluguel atrasado ou se segue desempregado. Simplesmente não convence ninguém. E quantos gênios como Reed Richards você conhece, ou convive com?

No dia-a-dia a coisa é outra. Não que um pouco de escapismo não possa, de vez em quando, ter seu charme - vide a Discoteca - mas, quando você sai dali e volta pra sua rotina, não adianta, é muito frustrante.

De modo que heróis e vilões poderiam realmente ser retratados como pessoas, digamos, comuns, mas com alguma capacidade, algum dom, apenas um pouco maior que o que dispomos.

Diante dessa questão, passei a imaginar um supergrupo de supervilões bastante realista, cujos poderes poderiam te causar tanto dano quanto um raio saído dos olhos de alguém. A diferença é que seriam poderes reais, e não fantasias imaginárias de gibi.
De tanto observar hábitos e comportamentos em pessoas do cotidiano, bolei alguns malévolos personagens que não deixam nada a dever aos medalhões de Marvel e DC. Acompanhem:

O LAMÚRIA - Esse é meu xodó. Se títulos e editoras nascem a partir da criação de um herói, comigo é diferente. O futuro é um supervilão. O futuro é o LAMÚRIA!

Este supervilão, com seus super-choros e ultra-lamentos tem a capacidade de enervar até o Dalai Lama ( acho que o herói / antípoda de LAMÚRIA deverá ser inspirado nele ). Onde quer que haja uma dificuldade, mesmo que insignificante, LAMÚRIA desfiará um rosário de pesares contra mais este infortúnio.
LAMÚRIA se queixa o tempo todo. Como dispõe - assim como um colega de bando, o RESMUNGO, do qual falarei mais adiante - de Visão Além do Alcance, LAMÚRIA enxerga, mais que todos uma oportunidade para se queixar de algo. Quando se encontra em missão, num dos carros do grupo de vilões ao qual pertence, LAMÚRIA fica importunando o motorista - um vilão qualquer - com reclamações lamurientas acerca de ninharias com as quais só LAMÚRIA se importa:
- Pôxa, hoje a escada rolante do shopping quebrou por uns 10 minutos, foi "uma bagunça só", TODO MUNDO se ferrou por causa daquilo, TODO DIA quebra aquela escada rolante...

Uma das características que unem LAMÚRIA e o supracitado RESMUNGO, é o arsenal de vocabulários totalizantes e englobadores. Isso significa que ambos repetem, à exaustão, termos como sempre, nunca, todo mundo, o tempo todo, toda hora, é sempre assim e outros do mesmo sentido e, claro, sempre no sentido de alguma queixa ou reclamação. E é aí que entra ...

O RESMUNGO - Esse é chato. Esse é um vilão nato, um torturador. É bastante parecido com o LAMÚRIA. Ambos estão sempre cheios de problemas, não bastasse ter que enfrentar super-heróis poderosíssimos e populares. Vejam  RESMUNGO em ação:
- Eu NUNCA consigo falar com o plano de saúde porque TODOS OS DIAS as linhas ficam ocupadas O TEMPO TODO.

Sim, LAMÚRIA e RESMUNGO já entram derrotados por revéses que, na maior parte das vezes, são criados por eles mesmos, e não pelos inimigos heróis. Não fosse pelo fato de ambos serem vistos juntos, ao contrário de Batman e Bruce Wayne, muitos pensariam que LAMÚRIA e RESMUNGO são a mesma pessoa. Mas não são.
Enquanto LAMÚRIA se dedica a queixar-se de sua situação, como se fosse uma vítima constante do Universo, RESMUNGO prefere vestir um figurino de "crítico" das coisas. Mas não passa de um reclamão que nunca estará satisfeito com nada. Vejam, por exemplo, a reação de ambos quando descobriram, cada um em sua vez, que seu uniforme estava desfiando levemente. Ninguém do supergrupo de supervilões havia percebido o desfiar dos uniformes de LAMÚRIA e RESMUNGO, a não ser os próprios :

LAMÚRIA: - Mas eu acabeeei de comprar, como é que pode, minha gente, essa gente não vê que tá vendendo uniformes que ficam desfiando o tempo todo e você vai ligar pro SAC pra fazer uma reclamação e fica o dia inteiro ( 10 minutos no máximo ) pendurado no telefone?

RESMUNGO: - Essa gente não quer trabalhar, quer dar uma de esperto vendendo uniforme que não serve pra nada, é sempre assim nesse país, ninguém trabalha direito. Veja o caso da cobertura daquele estádio de futebol, todo mundo um empurrando com a barriga pro outro, todo mundo fica discutindo, é a maior bagunça e ninguém faz nada. Você vai ver na Copa, nada vai dar certo.

Alguém diz pro RESMUNGO que é só trocar o uniforme danificado, o convênio permite, não vai demorar nem dois dias. Assim reage o RESMUNGO:

- "Nem dois dias"? Até parece!!! Ahahaha! Vai ser, NO MÍNIMO, uns trinta dias. Aí vão mandar errado, número errado, cor errada. Vão trocar e entregar um uniforme feminino ou uma camisa do Bangu no lugar. Aí, vai ser mais 30 dias pra desfazer a troca.

Sabe a capacidade de prever o futuro próximo? Pois bem. RESMUNGO não tem este. Ele costuma prever tragédias que geralmente não ocorrem. Mas ele não desiste e segue fazendo suas predições catastróficas, que não se realizam.

O grupo de supervilões decidiu cortar a assinatura de jornais e revistas, porque o RESMUNGO tá chato demais.

NA PRÓXIMA EDIÇÃO...

- MAIS LAMÚRIA E RESMUNGO!

O BANDO DE SUPERVILÕES!

- COMO OS HERÓIS LIDAM COM ESTES INIMIGOS PERIGOSÍSSIMOS!


Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe