quinta-feira, 14 de março de 2013

Legal: absorvente de petróleo a partir de papel reciclado


Na Eslovénia os cientistas estão a testar um novo material capaz de absorver mais de 99% do petróleo que seja derramado na água. O material, feito a partir de desperdícios da pasta de papel, é amigo do ambiente e muito eficiente.

Este composto orgânico é um produto residual produzido aquando da reciclagem de papel, desta forma existe em grande quantidade. Todos os anos a União Europeia produz mais de seis milhões de toneladas de lodo nas fábricas de papel, mas, até agora, a maior parte não era aproveitada.

Os investigadores estão determinados a dar uso ao material que pode absorver cerca de quatro vezes o seu próprio peso, o que é aproximadamente o mesmo que outros absorventes existentes. Mas a diferença é que é muito mais barato e também pode ser útil nas estações de serviço.

Franz Cernec, técnico do Centro Ambiental e Logístico de Koper: “Pode ser usado para limpar derramamentos de todos os tipos de fluidos, com propriedades químicas diferentes. Em estações de serviço ou em qualquer outro lugar onde os derrames são prováveis de acontecer. É de uma eficiência impressionante em comparação com outros produtos, podemos usar menores quantidades e conseguir o mesmo efeito.”

Os cientistas esperaram que até um quarto do desperdício das fábricas de papel seja reciclado, para produzir este absorvente de petróleo. ( EURONEWS )


Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe