sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ratos especialmente treinados podem substituir cães na detecção de explosivos e drogas na Rússia


O Departamento General de Reconhecimento do Estado-Maior General do Ministério da Defesa da Rússia marcou para esta primavera testes em situação real de ratos de laboratório especialmente treinados, escreve terça-feira o jornal Izvestia.
"Ratos devem substituir cães no descobrimento de materiais explosivos e munições, assim como de pessoas em locais e refúgios. O GRU ( Departamento General de Reconhecimento ) está interessado em condições de campo e o FSB ( Serviço Federal de Segurança ) – em condições urbanas. Ao mesmo tempo, será concluída a elaboração de metodologias de utilização de ratos por destacamentos especiais", – comunicou à edição uma fonte informada no Estado-Maior General.
A fonte ressaltou que os testes serão realizados no interesse de todos os serviços secretos da Rússia.
Ao mesmo tempo, o interlocutor do jornal não revelou o local concreto da realização dos testes.
Nas suas palavras, os ratos têm uma série de vantagens em comparação com os cães, não precisando, em particular, especial cuidado e, com uma pequena duração de vida ( dois – três anos ), o período de adestramento ocupa algumas semanas, enquanto as suas capacidades de olfato superam as dos cães.
Por outro lado, Anton Venediktov, representante do centro de investigação EVRAAS, que se dedica a experiências com ratos, declarou ao jornal Izvestia que os roedores podem ser treinados num mês para distinguir 150 cheiros.
"Os ratos são treinados para distinguir no ar cheiros de certas substâncias. Sentindo o olor, eles correm para um lugar determinado em contentores, agitam-se ou tomam poses determinadas. Os ratos podem aprender a sinalizar sobre o cheiro de armamentos, explosivos, drogas ou corpo humano", disse Venediktov.
O pesquisador adiantou que o conjunto Bio Explorer está sendo testado atualmente em vários aeroportos de Moscou. ( VOZ DA RUSSIA )

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe