domingo, 23 de dezembro de 2012

Nem o Paraíso é perfeito: Suécia é o "último país europeu" a não estabelecer limites ao uso de celulares ao volante, reclama associação

Enviar SMS ao volante continua a ser legal na Suécia
O Governo sueco anunciou hoje a sua intenção de manter a permissão para escrever mensagens de texto enquanto se conduz, apesar da luta travada pela principal associação de automobilistas na Suécia para proibir esta prática.
"O Governo não vai introduzir nenhuma interdição explicita à utilização das tecnologias, quer se trate de GPS ou de telemóveis", afirmou num comunicado o ministro sueco das Infraestruturas, Elmsater-Svard, lembrando que, no entanto, a lei permite aos polícias reprimir as imprudências ao volante, seja qual for a causa.
"O Governo considera que é necessário aumentar a consciencialização quanto aos riscos a ter quando se está ao volante. A lei deve também evitar o uso imprudente de dispositivos de comunicação", disse o ministro acrescentando que em 2013 o Governo vai considerar maneiras de melhorar as leis jurídicas.
A associação sueca de automobilistas luta há vários anos contra esta prática generalizada e quer tornar obrigatório o uso de kits de mãos livres. "A Suécia é o último país europeu que ainda não tem regulamentos que estabeleçam limites quanto à utilização de telemóveis ao volante", lamentou a associação, que cita ainda os dados estatísticos que demonstram que entre 10 a 20 pessoas morrem a cada ano na Suécia devido ao uso de telemóveis durante a condução.
Uma pesquisa do instituto 'Sifo', em novembro de 2009, revelou que 34% dos suecos usam o telemóvel ao volante sem kit de mãos livres, sendo que 77% eram a favor de uma legislação que proibisse tal ato.  ( DN )


Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe