sexta-feira, 27 de abril de 2012

Chorem, Datenas! Mais um estado norte-americano abole a pena de morte!


Fim da pena de morte em mais um estado norte-americano
O estado norte-americano de Connecticut anunciou ontem a abolição da pena de morte enquanto pena máxima prevista na lei, substituindo-a pela prisão perpétua «sem possibilidade de libertação». O anúncio foi feito através de um comunicado divulgado na página oficial do governador Dannel Malloy.
Apesar de classificar o momento como «histórico», o governador lembra que não é motivo de «celebração». É sim de «reflexão» por os EUA estarem a juntar-se gradualmente ao «resto do mundo industrializado» que não permite a pena de morte.
Dannel Malloy, que admitiu ter sido um apoiante desta forma de penalização legal, afirmou que aprendeu ao longo da sua experiência profissional nos tribunais que o sistema de justiça norte-americano é «muito imperfeito» e que, como tal, abolir a pena de morte é «a única forma de garantir que não seja injustamente aplicada».
Outro factor que o governador explica tê-lo levado a tomar esta decisão é o uso quem tem sido dado à pena capital ao longo dos anos no estado do Connecticut. O facto é que, nos últimos 52 anos, apenas duas pessoas foram condenadas à morte, e apenas aconteceu porque, tanto uma como a outra, se voluntariaram.
Na prática, explica o governador, o que costuma acontecer com a lei vigente é os condenados recorrerem a «apelo atrás de apelo», o que lhes dá um mediatismo e uma atenção que não merecem.
Nos últimos anos, os EUA têm caminhado no sentido dos restantes países do mundo desenvolvido e industrializado de abolir a pena de morte [ grifo deste blog ]. A lei já foi alterada nos estados de Nova Iorque, Nova Jersey, Novo México e Illinois e, ainda este ano, também a Califórnia se prepara para questionar o povo sobre este tema através da realização de um referendo.
Connecticut torna-se assim o 17º estado norte-americano a pôr fim à pena de morte.





Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe