sábado, 7 de abril de 2012

Agricultura responde pelo consumo de 92% da água doce da Terra

Agricultura, a dona da água
Nos padrões atuais, a agricultura responde pelo consumo de 92% da água doce da Terra, o que torna a atividade pouco sustentável se não houver medidas para usá-la de modo mais eficiente. A advertência foi feita pelos holandeses Arjen Y. Hoekstra - o criador do conceito de "pegada hídrica" (a quantidade de água usada para o consumo direto e a fabricação de produtos) - e Mesfin Mekonnen, na edição de fevereiro da revista PNAS.
O estudo mostra que, em média, uma pessoa gasta 4 mil litros de água por dia [ Nota deste blog: EUA em crise desde, pelo menos, 2008 e com milhões de pessoas na penúria; imaginem como era antes ] , incluindo a cota usada na produção de alimentos e bens de consumo. Esse número, é claro, varia muito de país para país: enquanto os norte-americanos usam em média mais que o dobro desse volume, chineses e indianos contentam-se com pouco mais de mil litros. O Brasil é o quarto maior consumidor do mundo (3.780 litros/dia), atrás dos EUA, da China e da Índia, e o quarto maior exportador de bens que consomem água.
Detalhe: nosso país possui nada menos do que 12% da água de superfície do mundo, muito mais do que os primeiros da lista. ( PLANETA

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe