segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Por observação, macacos aprenderam a lavar janelas, varrer o chão e a recolher o lixo

Macacos do Zôo da Udmúrtia aprenderam a lavar janelas e remover lixo
Primatas do Jardim Zoológico na Udmúrtia, república autônoma da FR, contemplando os empregados a fazerem limpeza, pegaram em vassouras e trapos para lavar o chão, janelas e remover o lixo, informam fontes do Zôo.
Todavia, o processo de aprendizagem levou algum tempo. Passada a etapa de observação, os animais habilidosos, passaram a imitar, às escondidas, o trabalho de empregados de limpeza locais.
O primeiro a tomar o trapo foi o talentoso chimpanzé, alcunhado de Iasha, que acabou por lavar o chão. Depois foram lavadas as paredes e os vidros da jaula. Para tal o chimpanzé decidiu agir com jeito e utilizar não somente a água e o trapo. Cuspiu no vidro e depois o limpou com muito cuidado. O exemplo de Iasha foi seguido pela sua amiga Jessika. Por uma decisão consensual, ela optou por varrer o lixo e empacotá-lo no primeiro andar enquanto o amigo dela fazia-o no andar térreo.
Os vizinhos de Iasha e Jessika foram menos hábeis. Os cercopitecos, o gibbon Beta e outros encararam o negócio como se fosse um jogo engraçado. Por isso, quando se reúnem, atiram uns aos outros trapos, esponjas, baldes e vassouras, testando a dente os materiais de que são feitos os utensílios. Claro que, por vezes, usam-nos de forma adequada, ajudando empregados a cumprir os deveres profissionais. Todavia, segundo comenta o serviço de imprensa do Zôo, neste aspeto, eles estão longe de alcançar a perfeição absoluta. ( VOZ DA RUSSIA )

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe