sábado, 10 de dezembro de 2011

Apontamentos para uma futura auto-distopia carrocrática paulista

Vou anotando aqui para não esquecer. Vai ser algo que combinará elementos de "1984" e aqueles sites religiosos que falam sobre os perigos dos cartões de crédito e do código de barras.
Entre outras coisas, essa distopia terá como cenário um Estado de São Paulo governado há 84 anos pelo PSDB, mediante eleições diretas, livres e democráticas. A TV e a imprensa em geral não serão censuradas, apenas dirão aquilo que serve ao governo de plantão.
O PRINCIPAL
Já leu aqueles sites que falam que o código de barras é o sinal da Besta, a Marca da Danação? Que só poderá comprar ou vender aqueles que tiverem "a marca" na fronte e na mão direita? Eu sabia disso antes de chegar a Internet no Brasil. Não dependi destes sites. Em 1990, mais ou menos, eu recebi um papel na rua em que alertavam sobre os perigos do código de barra. O detalhe é que naquela época não tinhamos códigos de barra no Brasil. Ou, no mínimo, não estavam nas mercadorias que consumimos rotineiramente.
Na nossa distopia carrocrática, não tem essa de código de barras: só poderá comprar ou vender o sujeito que possuir a Carteira de Motorista.
ECOS DE 1984
As crianças terão papel fundamental na trama: serão delatores-mirins a espionar os próprios pais, caso estes tenham dúvidas sobre se o automóvel é ou não uma coisa boa, ou se é causador de poluição e congestionamentos. Não pode haver dúvidas. Um pai terá um destino horrível quando questionar - na privacidade de seu lar - a lei que permite às crianças de 12 anos de idade tirarem a Carteira de Habilitação.
As Teletelas ( não bolei o nome ainda ) transmitirão propaganda de automóveis 24 horas por dia.
Os rebeldes e revoltados fundarão uma espécie de comunidade formada apenas por pedestres e ciclistas. Os cafés servirão o intragável "Gin Gasosa" ( paródia do "Gin Vitória" ). As mulheres do Partido vestirão uniforme de frentistas de posto de gasolina.
CONTINUA... ( OU NÃO )

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe