sábado, 26 de novembro de 2011

A Indústria da Multa não Existe em: e daí que tem fiscal da CET estacionando sobre calçadas e furando faixa de pedestres, vermes?

"Vou me candidatar a vereador também..."
( Anônimo paulistano, após ler no jornal sobre o aumento que trocentos porcento que os vereadores paulistanos se concederam. Não havia indignação na voz do "cidadão"; apenas inveja sincera e a vontade declarada de "chegar lá" não para mudar o errado, mas para faturar também. Bem paulistano isso. )

Hoje tive o horrível "desprivilégio" de deitar os olhos numa matéria do jornaleco popular MAIS+ que diz que rola por aí na Internet fotos de amarelinhos da CET paulistana fazendo as mesmas merdas que os motoristas psicopatas paulistanos fazem. Ou seja, tais autoridades pagas pelo dinheiro público para flagrar os maus motoristas agem como estes, seja estacionando sobre calçadas, ou furando o sinal vermelho ou, ainda, estacionando suas viaturas em vagas para idosos e deficientes. Com essas fotos, os autores desejam desqualificar a fiscalização e denunciar, pela enésima vez, uma espécie de autoritarismo da CET cuja face mais visível seria a tal "Indústria da Multa".
Ja gastei muita saliva ( ...! ) teclando aqui provas constantes e testemunhos que provam exatamente o contrário, e que não existe "Indústria da Multa" porra nenhuma, a começar do efetivo insuficiente para patrulhar as ruas desta cidade.
Voltando ao texto do famigerado jornaleco, diz-se o seguinte, pula uma linha, parágrafo:
"AGENTES DA CET COMETEM INFRAÇÕES
Novas imagens divulgadas em redes sociais na Internet mostram agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego ( CET ) de São Paulo cometendo infrações de trânsito. Um deles fala ao celular enquanto dirige. Um outro está parado sobre a faixa de pedestres, na esquina das ruas Fradique Coutinho e Inácio Pereira da Rocha, na Vila Madalena, Zona Oeste. A outra imagem flagra um carro da CET parado sobre uma vaga destinada para deficientes físicos. E eles ainda se acham no direito ( sic ) de multar os motoristas de São Paulo."
Que não existe santo, isso é de amplo conhecimento de todos e significa que não se deve esperar que a CET contrate escoteiros para fiscalizar as ruas. Se as tais fotos tivessem o intuito de constranger ou denunciar honestamente os abusos de autoridades, seria tudo bem-vindo. Mas - não esqueçam que estamos em Sampa - o objetivo é apenas propor o seguinte, claramente: "Se o fiscal da CET pode, eu também posso". Nossos "Inconfidentes" que reclamam da "derrama" representada pela suposta "indústria da multa" o fazem à toa, como já provei neste blog. Trata-se apenas do bom e velho mau-caratismo atávico paulistano. É bem capaz de alguém ousar pensar que está "combatendo a tirania" estacionando sobre a calçada. Mas, caso pense assim, é apenas porque lhe convém, pois a CET não está presente no momento para acusar o golpe. Em termos práticos, esse lazarento estará apenas prejudicando o pedestre, sob a ladainha dum rastaquera discurso libertário anti-autoridade.
O papel do amarelinho não é passar pano para vagabundo, não é sua função, mesmo que ele faça das suas. Só que, diferentemente do que diz o leviano jornal, os fiscais não se "acham no direito" de multar: essa é sua tarefa. Não é para servir de flanelinha ou "vallet" privado. Não que se multe a torto e a direito. Nada mais distante da realidade, por mais que os cães ladrem alto: cada vez que boto a cabeça para fora de casa eu flagro dezenas de merdas perpetradas por nossos motoristas, que sempre se saem bem disso, sem multas ou perda de pontos na carteira. De cada motorista apanhado, fico imaginando as dezenas que não o são. Mais que isso: eu vejo os vermes se safando, em ruas de trânsito local, ou em vias principais mal-fiscalizadas.
Da frase que inicia este post, eu realmente ouvi tal pérola e fico a refletir, no caso destes flagrantes de amarelinhos agindo como paulistanos comuns, a desonrar seu uniforme:  toda hora também surgem histórias de PMs ladrões. Por causa deles, imagino que vários de nossos cidadãos passaram a roubar também.

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe