terça-feira, 31 de maio de 2011

OMS: Celular dá câncer no cérebro, mesmo

Uso de telemóvel pode causar cancro no cérebro
Organização Mundial de Saúde admitiu finalmente que há riscos para os seres humanos na utilização do telefone celular
A Organização Mundial de Saúde confirmou que as radiações do telemóvel podem causar cancro. A organização coloca mesmo o uso dos telemóveis ao mesmo nível cancerígeno do clorofórmio, do chumbo ou da combustão dos motores automóveis. Antes deste anúncio, a OMS garantia aos consumidores que não tinha sido estabelecida uma ligação entre o uso de telemóveis e risco para a saúde.
A conclusão foi retirada de um estudo que juntou 31 cientistas, de 14 países. «As provas são suficientemente fortes para justificar uma classificação de nível 2b», afirmou o presidente do grupo, Jonathan Samet. «Definimos esta classificação com base em estudos epidemiológicos que demonstram um risco acrescido de glioma, um tipo de tumor cerebral, associado ao uso de telefones sem fios».
«Quando se olha para o desenvolvimento do cancro, particularmente cancro no cérebro, que leva muito tempo para se desenvolver, acho boa ideia dar ao público algum tipo de aviso de que a exposição prolongada à radiação do telefone celular pode causar cancro», adiantou Henry Lai, professor de pesquisa em engenharia biológica, na Universidade de Washington, que estudou a radiação durante 30 anos.
O grupo de trabalho não quantificou o risco, mas referiu um estudo que se baseia no uso de telemóveis até 2005, que demonstra um aumento de 40 por cento do risco de gliomas entre os maiores utilizadores de telefones portáteis (definidos na época como pessoas que utilizam o aparelho em média 30 minutos por dia durante dez anos). A OMS sugere em contrapartida a utilização de kits mãos-livres e o uso de sms (mensagens de texto).
(
TVI24 )


COMENTÁRIO DESTE BLOG: Quer saber? Verdade ou não, evite usar esse aparelho do Demônio o tempo todo. Desgrude dessa porra .

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe