segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sonâmbulos: capazes de matar?

SONAMBULISMO E VIOLÊNCIA
O doutor Michel Cramer Bornemann pesquisa em Minneapolis, Estados Unidos, porque os sonâmbulos são capazes de cometer crimes


Realmente é possível se tornar violento durante o sono?

Atualmente tenho seis casos. Em dois deles trata-se de efeitos colaterais do sonífero Ambien, conhecido por causar episódios bizarros, como por exemplo (*), dirigir um carro dormindo.

Os outros quatro estão vinculados ao sonambulismo violento, incluseive com ataques sexuais a parceiros.


Nesses casos os perpetradores são imputáveis perante a lei?

Essa questão só pode ser esclarecida em casos isolados. Em 1846, um advogado americano baseou sua defesa no fenômeno chamado insanity of sleep, a insanidade do sono, depois que seu cliente assassinou sua amante em um bordel, na cidade de Boston. O acusado foi inocentado. Mas na maioria dos casos a violência cometida durante o sono não é justificável, por exemplo, quando há ingestão de álcool em jogo.


Como o senhor investiga se um acusado de fato estava sonâmbulo?

Os ataques de violência ocorrem durante uma passagem agitada entre o sono normal e o sono onírico com REM ( Rapid Eye Movement, ou Movimento Rápido dos Olhos ). Podemos constatar modelos correspondentes de comportamento neurônico nos acusados. E com base nesses modelos procura-se reconstruir o estado de consciência da pessoa à hora do crime.


O que difere o sonambulismo de outras pessoas?

Nada. O sonambulismo faz parte da essência normal humana. 12% de todas as crianças são sonâmbulas. Entre os adultos essa percentagem cai para 4%. Ainda assim, essas pessoas são normais. O lobisomen poderia habitar em todos nós.


( Publicado na Revista GEO BRASIL, Editora Escala, edição 24, pág 19 )


(*) Esse medicamento poderia ser empregado na formação de um superesquadrão de soldados americanos, dedicados a combater os inimigos sem precisar que os soldiers estejam acordados. Poderão invadir vilas afegãs durante a noite, sem medo nem temor, e, no dia seguinte, acharão que tudo não passou de um doce e sangrento sonho patriótico de liberdade...


Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Golpe